Na natureza, a lignina é um dos principais constituintes da madeira e está presente em diversos vegetais com finalidade de conferir rigidez, impermeabilidade e resistência contra ataques biológicos. É um biomaterial abundante advindo de fonte renovável (bio-based): constitui cerca de 25% da madeira de eucalipto e representa cerca de 30% do carbono orgânico não-fóssil que temos na biosfera. Além disso, advém de um coproduto do processo de produção da celulose, portanto, não consome área adicional e não compete com feedstock alimentício.
A Suzano Ecolig é uma lignina técnica Kraft de eucalipto, com alto potencial antioxidante e de absorção de radiação UV, além de múltiplas funcionalidades químicas e versatilidade para diferentes modificações devido sua origem botânica e processo de obtenção. É um produto de fonte renovável cultivado sob manejo florestal certificado, sustentável e colhido no Brasil. Uma solução sustentável para substituição de produtos de origem-fóssil.
Sim. A Suzano Ecolig é um bioproduto não-tóxico, seguro para uso e que substitui produtos de origem fóssil agressivos às pessoas e ao meio ambiente.
Para receber mais informações acerca da Ecolig contate-nos através do formulário . Nossa equipe de especialistas está pronta para fornecer informações técnicas e o suporte necessário para o desenvolvimento de produtos com Ecolig.
O processo de produção do Suzano Ecolig foi desenvolvido pela área de pesquisa e desenvolvimento da Suzano, em 2019. Com capacidade para 20 mil toneladas por ano, produzimos lignina na nossa Unidade de Limeira, em São Paulo, na primeira fábrica de lignina de eucalipto certificado do mundo, demonstrando o pioneirismo da companhia no mercado.
Não. A Ecolig é uma lignina técnica Kraft de eucalipto, portanto, passa por procedimentos industriais controlados após extraída da natureza. Para fornecer um bioproduto estável e consistente, a Suzano segue rigorosos padrões de qualidade, sustentabilidade e segurança de fornecimento, que se iniciam desde a padronização da matéria prima (toda nossa plantação de eucalipto é realizada a partir de clones selecionados), passando pelo controle de processos em nossa estrutura laboratorial e industrial, para fornecer um bioproduto com qualidade comprovada.
Não, quando comparada a diversas matérias-primas de origem fóssil, a lignina apresenta excelente custo-benefício. Contate-nos para saber mais.
Com potencial químico para múltiplas funcionalidades, a Suzano Ecolig possui desenvolvimentos para os segmentos de Resinas Fenólicas, Elastômeros, Termoplásticos, entre outras iniciativas que compõem um universo de biopossibilidades em substituição a produtos de origem-fóssil.
Sim! Nossos produtos estão sendo aprovados em clientes, em diversas aplicações, em que pudemos atestar os resultados positivos para os nossos mercados-alvo. Além disso, a Ecolig é um bioproduto comercial e disponível para compra. Para solicitar cotação, entre em contato conosco.
Para solicitar amostras de lignina para teste nos contate através do formulário . Nossa equipe está preparada para fornecer suporte desde o atendimento inicial até o desenvolvimento e homologação de produtos com Ecolig.