Suzano

A lignina é uma macromolécula de origem renovável, um dos principais componentes da madeira, cerca de 25% da madeira de eucalipto. É o segundo polímero de maior abundância na natureza ficando atrás somente da celulose.

A partir do licor negro, que provém da produção de celulose, a lignina será extraída, purificada e beneficiada na nossa unidade de Limeira, São Paulo. O processo de produção instalado foi desenvolvido pela área de pesquisa e desenvolvimento da Suzano, demonstrando o pioneirismo da companhia no mercado.

Modificada quimicamente, esta macromolécula poderá agregar valor em diversas aplicações industriais, trazendo importantes atributos aos processos e produtos dos clientes.

veja as soluções com lignina

O desenvolvimento de especialidades químicas com base em lignina é mais uma área de atuação da Suzano que faz parte do pilar estratégico de Negócios Adjacentes. ECOLIG revoluciona e inova ao buscar novas aplicações para nossa indústria, trazendo mais diversidade de produtos para o portfólio da companhia.

O projeto iniciou-se em 2008, com os primeiros investimentos em pesquisa sobre a Lignina e suas possíveis aplicações. Posteriormente a empresa veio ganhando know how em aplicações para diversos segmentos da indústria e, nestes últimos anos, estamos dedicando nossos esforços para criar soluções com performance altamente competitiva, a fim de gerar valor agregado para os nossos clientes.

Em grande parte das suas aplicações, nossas soluções podem ser utilizadas como alternativas de alta performance às matérias-primas de origem do petróleo. Deste modo, nosso portfólio está em sinergia com valores de sustentabilidade, gerando valor para nossos clientes com soluções mais amigáveis ao meio ambiente.

A inovação faz parte de quem somos. ECOLIG é a nossa solução sustentável, para agregar valor e diferenciação aos nossos clientes. Transforma para melhor aquilo que já conhecíamos.

É por isso que desbravamos. É por isso que cultivamos.

Em 2019 a Suzano inicia sua arrojada iniciativa em lignina e derivados. É com muito orgulho que lançaremos a primeira fábrica de lignina de eucalipto certificado do mundo.

Com capacidade para 20 mil toneladas por ano, a nossa fábrica produzirá lignina e seus derivados na Unidade de Limeira, em São Paulo.

Todo o nosso portfólio é produzido de forma sustentável usando 100% de eucalipto certificado, plantado e colhido no Brasil. Com produção local e um time dedicado, estamos aptos para responder de maneira ágil as necessidades de nossos clientes.

A Suzano traz para o mercado um portfólio de soluções, que serão aplicáveis a diversas indústrias de variados segmentos. A lignina pode atuar na substituição parcial de matérias-primas derivadas de petróleo, permitindo que diversas formulações se tornem mais amigáveis ao meio ambiente, em sinergia com valores de sustentabilidade.

Nossos produtos terão consistência nas especificações e confiabilidades nos seus resultados apresentados. Garantimos isso porque temos:

  • Padronização da matéria prima: toda nossa plantação de eucalipto é realizada a partir de clones selecionados
  • Variáveis de processos controladas
  • Controle e garantia de qualidade com performance comprovada